top of page

Perguntas e repostas sobre colágeno!


Uma dúvida frequente no consultório de Dermatologia é como au


mentar o colágeno da nossa pele. Na farmácia temos inúmeros sachês e comprimidos de colágeno, mas será que o resultado realmente funciona?


O colágeno é extremamente importante para estrutura da nossa pele. Ele é o responsável p


ela sustentação, firmeza e resistência, que nos garantem um aspecto mais jovial, prevenindo flacidez, rugas e linhas de expressão. Por volta dos 25 anos diminuímos nossa produção. E o que mais diminui nosso colágeno além da idade?


Tomar sol diminui nosso colágeno? A exposição ao sol gera radicais livres causando dano às fibras de colágeno e perda destas, levando ao envelhecimento precoce. Dessa forma, o uso diário de filtro solar diminui esse efeito nocivo do sol.


O que mais diminui nosso colágeno? Dietas restritivas, poluição, radicais livres como os gerados pelo sol, fumo, álcool, etc.


Tomar colágeno ajuda? Os estudos científicos são muito controversos. Alguns estudos recentes dizem que suplementar colágeno traria benefícios na pele, porém muito discretos, já outras pesquisas apontam que não há resultados na flacidez de pele.


Existe injeção de colágeno na pele? Não injetamos colágeno na pele e sim substâncias que estimulam nossos fibroblastos a produzir mais colágeno. São os famosos bioestimuladores de colágeno, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio (comercializados no Brasil como Sculptra e Radiesse). Esse estímulo permanece por até 18 meses e os resultados variam de acordo com número de aplicações, doses, região do corpo, técnica de aplicação e características de cada indivíduo. Pode ser usado para melhora da flacidez da face, papada, pescoço, colo e braços (o famoso “tchauzinho”). No corpo trata a celulite do abdômen, coxas e nádegas. A dor da aplicação é mínima, assim como os hematomas. No dia do procedimento, o paciente já é liberado para suas atividades habituais, sem necessitar se afastar do trabalho. Para otimizar os resultados pode-se combinar com aparelhos de Ultrassom Microfocado como Ultraformer III.


Dra Julia Ribar

médica dermatologista pela SBD




483 visualizações0 comentário
bottom of page