top of page

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BOTOX






O QUE É?

Se chama toxina botulínica e é usada para tratamentos clínicos como doenças neurológicas, estrabismo, ou para fins estéticos.


QUAIS AS MARCAS MAIS FAMOSAS?

Dysport, Botox e Xeomin. Estes possuem diversos estudos científicos no mundo e são usados há anos com muita segurança e expertise. Todos têm equivalência de eficácia, ou seja, todos são “bons”.


COMO FUNCIONA?

O botox é aplicado com pequenas injeções em algumas áreas da face e vai paralisando o músculo daquele local por alguns meses. Assim, a pele que está em cima dele não vai mais ficar dobrando e marcando as ruguinhas como fazia antes.


PODE NÃO FUNCIONAR E CONTINUAR COM RUGAS?

Difícil, geralmente o efeito é maravilhoso!

Muitos casos em que se permanece com rugas em algum local é porque o paciente demorou muito para começar a fazer botox pela primeira vez ou faz com espaços muito grandes entre as aplicações e as ruguinhas já tiveram tempo de craquelar e fazer um vinco na pele. Nesses casos precisamos: 1 - fazer botox periodicamente (4/4 ou 6/6 meses); 2 - combinar tratamentos para auxiliar a remover essas marquinhas da pele (skinbooster, laser de co2, fio de pdo).

Outro motivo para não ter o efeito total que desejamos são pacientes que estão com flacidez naquela área. Por exemplo, no caso dos pés de galinha, o botox pode não suavizar totalmente as linhas pois temos pele sobrando e ela precisa de tratamento. Aí combinamos o botox com os bioestimuladores de colágeno (sculptra ou radiesse), ultraformer e fios de pdo.


ONDE SE APLICA NO ROSTO?

Podemos usar para rugas da testa - como as que surgem ao fazer cara de assustado.

Rugas da glabela - que surgem ao fazer cara de bravo.

Rugas nos cantos dos olhos, os famosos pés de galinha - que surgem ao sorrir.

Estes são os 3 locais mais comuns.

Podemos aplicar também sobre as famosas bunny lines que são rugas no nariz - que surgem ao sorrir.

Para casos de sorriso gengival, aplicamos para que nosso lábio superior não suba tanto ao sorrir.


ONDE MAIS POSSO USAR?


Para pacientes com bruxismo, que rangem os dentes e podem ter até dor de cabeça por esse motivo e desgaste dentário, aplicamos no músculo masseter. Este tratamento inclusive ajuda a afinar o rosto nestes casos.

Podemos aplicar no pescoço para suavizar o platisma e diminuir a força com que ele puxa nosso contorno para baixo. Assim conseguimos melhorar nosso contorno da mandíbula e deixar o pescoço mais relaxado e belo. Essa técnica se chama Nefertiti.

Usamos também nas axilas para diminuir o suor e odor nos casos em que chamamos de hiperidrose.


QUANTO TEMPO DEMORA PARA AGIR?

Leva uns 3 dias para começarmos a perceber o efeito. Aos pouquinhos os músculos vão perdendo sua força e com isso a pele que está em cima dele começa a suavizar a ruga. Ele atinge o pico máximo da ação dele de 15 até 30 dias, que é quando o paciente volta para sua revisão para ver se há necessidade de complementarmos alguma dose em algum ponto.


QUANTO TEMPO DURA O EFEITO?

O botox atingiu o pico máximo da ação dele com 15-30 dias, certo? Desse momento em diante ele vai lentamente enfraquecendo sua ação ao longo dos meses e vamos voltando parcialmente a mexer e marcar novamente as rugas na pele ao longo de 4 até uns 6 meses.


EM QUEM PODE DURAR MENOS?

Pacientes que fazem muita atividade física como musculação, cross fit, funcional, corridas…

Pacientes com muita força muscular no local.

Homens.

Pacientes com flacidez e rugas já marcadas numa região acabam percebendo antes a perda do efeito do botox que outros.


QUANTAS VEZES NO ANO POSSO APLICAR?

No mínimo precisamos sempre respeitar o intervalo de 4 meses. Então podemos aplicar no máximo 3 vezes no ano! Por isso é importante no dia da aplicação do botox de uma região, decidir todas as áreas que serão feitas (rosto, bruxismo, nefertiti, axilas...) e aplicar no mesmo momento. Assim, aguardamos pelo menos 4 meses para podermos aplicar novamente em qualquer área!


193 visualizações0 comentário
bottom of page