top of page

Mais colágeno?




Hoje em dia, muito se fala de colágeno para o tratamento do envelhecimento da pele. E o que é o colágeno? O colágeno nada mais é do que uma proteína presente em grande quantidade no corpo.Na pele, ele tem a função de sustentação. Se dispõe como uma rede de fibras e seu papel é manter o tônus, a firmeza, e a resistência. Tornando-se, assim, um importante aliado na prevenção do envelhecimento.

 

A partir dos 30 anos é iniciada a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já aos 50 anos, acredita-se que o corpo apresente taxas muito baixas de colágeno,  gerando rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. 


E como podemos retardar essa perda de colágeno ou inclusive repor ele? O primeiro passo é uma vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física e ausência de cigarro. O segundo passo são os tratamentos que visam estimular nossa produção de colágeno, como os Bioestimuladores de Colágeno, Lasers e Ultrassom Microfocado. 


Os Bioestimuladores de Colágeno são substâncias injetadas pelo médico dermatologista em regiões nas quais queremos esse aumento da produção de colágeno, buscando firmeza da pele, como: face, pescoço, colo, parte interna de braços e coxas, dorso das mãos e nádegas. O Sculptra e o Radiesse são as marcas com mais estudos científicos no mundo, com segurança e poucos efeitos colaterais. São aplicados de 1 até 3 sessões por ano, dependendo da idade e grau de envelhecimento do paciente. O estímulo de colágeno ocorre por até 18 meses, mas se recomenda aplicações anuais para manter a estimulação constante. 


Os Lasers acabam gerando o estímulo de colágeno por meio de uma inflamação gerada na pele. O Laser de CO2 é um dos que tem maior poder de estimular colágeno, além de gerar outros benefícios como melhora da qualidade da pele, manchas, rugas finas, etc. 

Já o Ultrassom Microfocado é uma tecnologia nova que estimula a produção de colágeno por meio de ondas que atingem camadas profundas inclusive músculo, gerando uma contração na região e promovendo melhora da flacidez. Pode ser feito em regiões como pálpebras, rugas próximas face total, pescoço, colo, abdômen, coxas e nádegas.


Não nos faltam opções para manter nossa produção de colágeno constante e rejuvenescer. Mas como escolher? Conversando com seu médico dermatologista vocês poderão fazer um planejamento para manter sua produção de colágeno com qualquer idade. E qual a idade ideal para começar? Lembre que por volta dos 30 anos que a nossa produção de colágeno declina. Assim, o quanto antes melhor.



 

Dra Julia Ribar


médica dermatologista





16 visualizações0 comentário
bottom of page